OBJETIVO DE NOSSO BLOG

O ensino de Primeiros Socorros é restrito a determinadas profissões e atividades específicas, no entanto esta realidade deve ser ampliada, principalmente em Cidades do Interior do Nordeste, onde muitas vezes uma intervenção rápida e acertada poderá salvar vidas, uma vez que os Hospitais e Postos de Saúde são insuficientes e distantes dos locais de ocorrência dos acidentes. O MEC, em seus Parâmetros Curriculares Nacionais, através da LEI nº 5692/1971, Art. 7º, introduziu no currículo escolar esta temática - Programas de Saúde.

Este BLOG destina-se a ensinar medidas simples de primeiros socorros diante de: escoriações e contusões, convulsões, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, intoxicações, choque elétrico, sangramento nasal, acidentes de trânsito, atendendo ao citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação de temas transversais. Implantar um Programa de Prevenção de Acidentes e Execução de Primeiros-Socorros em Escolas Públicas da Rede Estadual e Municipal de Educação, treinando a comunidade escolar para eventuais ocorrências básicas de acidentes; ampliar a cidadania; realizar a transdisciplinaridade entre as disciplinas Ciências, Estudos Sociais, Educação Física e Informática. As Tecnologias de Informação terão papel fundamental na disseminação da aprendizagem, além de fomentar entre os alunos, principalmente àqueles em ciclo final, o desenvolvimento de mais uma alternativa de Tecnologia Profissional.

terça-feira, 29 de maio de 2012

JOVENS SOCORRISTAS - NOVIDADES DE 2012

                   No ano de 2011, o Projeto Jovens Socorristas, explanou o ensino de Primeiros Socorros, tendo em vista a realidade observada no Município de Assaré, na qual Hospitais e Postos de Saúde não possuem aparelhamento necessário a uma intervenção rápida; muitos acidentados e portadores de outras doenças são transferidos para outros centros, como o Crato, Juazeiro ou Barbalha, levando muitos cidadãos a riscos de morte.
            Jovens Socorristas, são conscientes que tal responsabilidade se destina ao Poder Público, no entanto a aplicação de simples técnicas de socorro imediato minimiza, muitas vezes, ocorrências de morte, enquanto se aguarda o procedimento adequado, especializado e institucionalizado.
            Em 2012, Jovens Socorristas, continuarão disseminando as técnicas de Primeiros Socorros na coletividade escolar, contemplando os Anexos da E.E.F.M. Raimundo Moacir Alencar Mota, algumas Escolas Municipais, como também comunidades rurais mais afastadas da Sede de Assaré, além de inserir em seus trabalhos aspectos relacionados à saúde coletiva, ou seja, levar à população mais carente conhecimentos que ampliem a capacidade de se autocuidarem.
Tais aspectos enfatizarão Prevenção de Acidentes Domésticos. Nossos alunos serão capacitados para atuarem em casos emergenciais, em suas residências e comunidades, como também multiplicarão seus conhecimentos, atitude que, com certeza, minimizará complicações, enquanto se aguarda o socorro especializado.  
Na linha esportiva, nosso papel será de conscientização aos futuros atletas, deixando claro que a prática do esporte não é simplesmente acordar e resolver ser um atleta. É necessário todo um preparo anterior, para que aquela pessoa possa agüentar toda a intensidade que um esforço físico proporciona.
A partida já foi dada, nossos alunos já estão trabalhando com afinco a fim de levar conhecimento à população de nossa cidade.
Lucia Ventura